Manutenção do veículo: Quais os principais itens a serem verificados? Saiba qual a importância de realizar a manutenção de forma regular e quais os itens devem ser realizados durante a inspeção.
A manutenção do veículo preventiva é tão importante quanto contratar o serviço de proteção veicular ou seguro, pois, é através dela que o proprietário garante o bom funcionamento e desempenho de seu carro, evitando gastos caros e futuros com reparos, danos consideráveis, desvalorização do veículo, e até possíveis acidentes.
O principal objetivo da manutenção do veículo preventiva, como o próprio nome sugere, é realizar os cuidados necessários para garantir que o carro funcione adequadamente, além de permitir que o motorista realize uma condução segura.
É indicado que a primeira manutenção do veículo seja realizada após 5.000 km percorridos com o veículo, sendo as demais indicadas entre 10.000 km a 30.000 km de acordo com os itens em específico e recomendações do fabricante no manual do proprietário.
Manutenção do veículo: Quais os principais itens a serem verificados?
A seguir, saiba quais os itens verificados na manutenção do veículo:
Filtros do veículo
O filtro mais importante em um carro de passeio é o filtro de ar do motor. Ele está localizado sob a tampa plástica no compartimento do motor. Dependendo do modelo, sua carcaça é fixada com parafusos ou com grampos simples. Para remover o filtro, basta abrir a carcaça. Depois de abrir a carcaça, observe as condições do filtro: se houver vestígios de óleo, existem várias causas possíveis:
- O motor está vazando óleo ou aspirando ar que contém óleo;
- A junta do cabeçote está com defeito;
- O sistema de ventilação do motor está entupido;
- A válvula EGR está entupida – As vedações da haste da válvula estão danificadas;
- A válvula está com defeito;
- Os anéis do pistão estão desgastados.
Os demais filtros do veículo também devem ser verificados e trocados de acordo com as recomendações do fabricante sobre a manutenção do veículo.
Velas de ignição
As velas de ignição fazem parte de um dos itens de manutenção do veículo que devem ser verificados ao realizar a compra de um carro antigo. Muitas vezes, esse serviço é adiado por muitos anos devido a necessidade de troca ser após 30.000 km e, portanto, a substituição é útil.
Ao comprar velas de ignição novas, verifique sempre os dados de registo do veículo em vez de levar as velas de ignição antigas ao fornecedor. O antigo proprietário poderia facilmente instalar velas inadequadas. Verificar as velas antigas, no entanto, pode fornecer informações úteis:
Fluidos
Os fluidos mais importantes no carro são o óleo do motor, o líquido de arrefecimento e o fluido de freio. Mudar o óleo é inevitável se você comprar um carro usado. É especialmente importante no caso de o ex-proprietário não saber quando o óleo foi trocado pela última vez. A substituição do filtro de óleo também é obrigatória.
O líquido de arrefecimento é drenado do bujão de drenagem do radiador. Se o líquido contiver ferrugem, o sistema de arrefecimento deve ser enxaguado e limpo. Isso acontece quando o anticongelante não é usado em um carro e fica parado por muito tempo.
Lembre-se: também há um líquido anticongelante vermelho/rosa. No entanto, é mais um tom rosa ou cereja e, portanto, deve ser facilmente distinguido da cor do metal enferrujado.
Se o líquido contiver muita ferrugem, seria uma boa ideia limpar completamente o radiador.
Em relação ao fluido de freio, é aconselhável mudar o líquido dos travões numa oficina. Os freios são um dos componentes essenciais do carro que devem ser tratados por um mecânico profissional.
Se o carro “tosse” e a troca de marchas for difícil, pode ser útil trocar o óleo da transmissão. Não é um trabalho fácil, no entanto, com as ferramentas certas e a experiência necessária é possível fazê-lo sem a ajuda de um mecânico. O óleo de transmissão novo pode fazer um milagre em um carro antigo.
O momento ideal de realizar a troca de óleo e filtros do mesmo também é informado no manual do proprietário. Caso não tenha o manual, pode acessar o site do fabricante e baixar o mesmo.
Correias dentadas, travões e pneus na manutenção do veículo
Se não for possível identificar quando a correia dentada foi substituída pela última vez, no caso de carros antigos, resta apenas uma solução – a substituição de todos os componentes conectados a ela. A correia, polia, bomba de água precisam ser substituídas pelo novo conjunto. Isso garante o desempenho necessário para a segurança e evita surpresas desagradáveis.
Os freios devem pelo menos ser verificados. No entanto, o ideal seria substituir os discos e lonas de freio caso tenha comprado carro usado e precise fazer a manutenção do veículo. Os preços dessas peças de reposição são atualmente muito acessíveis.
Em relação aos pneus, carro seja usado, o primeiro passo é verificar o desgaste da banda de rodagem, o qual se atingir 1,6 mm está na hora de realizar a troca. Em relação aos pneus, você deve verificar a pressão dos mesmos a cada 30 dias e realizar o rodízio a cada 10.000 km junto com o alinhamento das rodas.
Iluminação
Ao substituir as lâmpadas antigas, você pode notar que a maioria delas estará queimada. Este fato torna a condução no escuro muito perigosa.
As lâmpadas LED são uma solução que garante a vida útil dos piscas, luzes dianteiras e traseiras do seu carro. A vantagem dessas lâmpadas é sua durabilidade. A condição dos faróis pode ser melhorada polindo com uma escova e produto de limpeza adequado.
Manual do proprietário
Um fator importante sobre a manutenção do veículo é ter em mãos o manual do proprietário, mesmo que seja um carro antigo, você pode verificar o manual diretamente no site do fabricante.
No manual do proprietário é possível verificar todas as informações relacionadas ao momento ideal de realizar as manutenções preventivas, o que significa as luzes que acendem no painel, o que pode acontecer se o carro estiver emitindo ruídos e vibrações, entre outros. Portanto, antes de visitar uma oficina, dê uma olhada no manual para ter em mente o tipo de reparo que pode precisar.