Existem diversas utilizações de dedetização e controle de pragas que afetam os mais variados setores do mercado. Sabemos bem que as pragas urbanas precisam ter seu controle para não invadirem residências e comércios nas grandes cidades. Mas além disso, existem também o controle de pragas em plantações e cultivos.
O manejo integrado de pragas é uma dessas formas de lidar com problemas de invasores em plantações.
Hoje, nosso artigo vai explorar um pouco desse tipo de ação e te explicar melhor como ele funciona e como protege cultivos da ação de pragas sérias. Então, fique e acompanhe com a gente!
Conteúdo
O que é o manejo integrado de pragas?
O manejo integrado de pragas é uma forma de lidar com pragas em grandes plantações e cultivos. O MIP ou manejo integrado de pragas usa uma série de ferramentas para manter as pragas abaixo do nível de dano econômico do comércio. Quando as pragas não atingem o nível de controle para não afetarem a economia do comércio em si, esse tipo de ferramenta não é aplicada, já que as pragas se mantêm em equilíbrio sem oscilações durante muito tempo.
O manejo integrado de pragas visa manter um equilíbrio e harmonia entre todos esses fatores. Não se busca eliminar a praga completamente, mas reduzi-la até que se encontre em ponto de equilíbrio.
Como funciona o manejo integrado de pragas?
O manejo integrado de pragas funciona utilizando diversas ferramentas para reduzir a ação e população de pragas na plantação. O que se busca é atingir o nível de equilíbrio. Esse tipo de ação começou nos Estados Unidos e vem se propagando pelo Brasil aos poucos.
A produção agrícola tem como um dos seus principais desafios o controle de infestações. O MIP preserva os predadores naturais das pragas que afetam a lavoura e restaurando o equilíbrio de toda a plantação. Confira abaixo as principais ferramentas utilizadas para isso.
Produtos químicos
Sim, a MIP utiliza produtos químicos para realizar o controle de pragas. Mas apenas quando necessário e em quantidades controladas. O controle químico é colocado em prática juntamente com outras ferramentas para que o equilíbrio do da lavoura não seja colocado em risco.
O ideal continua sendo não exterminar a praga, mas diminuir a população para que ela não afete de forma tão agressiva o plantio. São utilizados defensivos agrícolas para eliminar pragas que afetam predadores naturais da infestação que se quer eliminar. Ou seja, uma ajuda para que as pragas sejam eliminadas principalmente pelos outros fatores utilizados pela MIP.
Variedades de plantas resistentes
Outra forma de realizar o manejo integrado de pragas é utilizando variedades de plantas mais resistentes à ação das infestações. Nesse tipo de ação, o manejo investe em plantas melhoradas ou de espécies mais fortes aos insetos que infestam a plantação.
Com isso, as pragas são reduzidas de forma mais natural, já que não conseguem alimento ou um ambiente para reprodução adequados. Mais uma vez, não se trata de erradicar completamente as pragas, mas reduzi-las a uma quantidade equilibrada. Portanto, as variedades de plantas resistentes não exterminam completamente a população que infesta a lavoura. Mas impede que a reprodução e crescimento da praga aconteça.
Manejo cultural
No manejo cultural, as ações são voltadas para a mudança de práticas na forma como a lavoura é cuidada. Por exemplo, algumas formas de irrigação podem afetar raízes e ervas daninhas. Além disso, a rotação de culturas e outras técnicas mais rápidas de serem implementadas podem afastar e reduzir a população de pragas.
Muitas das práticas aplicadas hoje em dia em lavouras são baseadas em teorias antiquadas e que podem promover o aumento da população de pragas. O MIP coloca em prática técnicas fundamentais para trazer de volta o equilíbrio do local da plantação. É por isso que se trata de um método eficaz e amplamente utilizado.
Controle biológico
Por fim, outra ferramenta utilizada são as de controle biológico. Nelas são utilizados predadores naturais, parasitas ou patógenos para atingir diretamente a população da praga que infesta a lavoura. Assim, a população diminui e entra em equilíbrio juntamente com a plantação. Podem ser utilizadas também espécies de vegetação que atingem diretamente a praga da lavoura.
Todas essas técnicas demonstram como as pragas em lavouras podem ser controladas facilmente. E o mesmo se aplica para o controle de pragas urbanas. As dedetizadoras de hoje em dia não apenas aplicam desinsetizadores. Elas erradicarão de vez as pragas urbanas utilizando tantas outras técnicas aprimoradas com o tempo.
E se você busca uma empresa desinsetizadora em São Paulo, nós temos uma última dica para você.
A Ajax cuida do controle de pragas urbanas para você.
As pragas urbanas afetam o dia a dia da população de grandes cidades, como São Paulo, por exemplo. É por isso que é tão necessário proteger seu ambiente, seja ele residencial ou comercial, desse tipo de invasor. Assim como no manejo integrado de pragas, o controle de pragas urbanas também tem técnicas que se aplicadas por um profissional e de forma adequada, geral resultados interessantíssimos para todos.
Então, conte com uma empresa especializada e que se importe de fato com a satisfação do cliente.
A Ajax Dedetizadora e Desentupidora está presente nas principais regiões da cidade e do estado de São Paulo. Na área urbana, a Ajax é uma empresa especializada no controle de pragas. Tudo isso chegando até você rapidamente.
A Ajax atende 24 horas todos os dias na semana. Então é só entrar em contato com o atendimento pelo telefone (11) 4114-6060.