Você sabe qual o aplicativo de mensagens mais seguro? Hoje em dia existem inúmeros apps desse tipo. Mas, afinal, qual é o que melhor protege a sua segurança.É isso que vamos mostrar no artigo de hoje.
Antes de mais nada, um aplicativo se torna seguro, principalmente, quando ele garante a privacidade dos dados dos seus usuários. Mas, além disso, sua segurança não pode ser vulnerável. Dessa forma, a maioria dos apps trabalha, por exemplo, com criptografia de ponta a ponta.
Já outros, como o WhatsApp, oferece a verificação em duas etapas, o que aumenta consideravelmente a segurança. E existem ainda os apps modificados. Será que eles são seguros? Então, veja qual o aplicativo de mensagens mais seguro.
Conteúdo
Qual o aplicativo de mensagens mais seguro?
O WhatsApp oferece vários recursos de segurança e criptografia de ponta a ponta. Neste sentido, ele é um dos mais seguros atualmente. Nem o próprio WhatsApp tem acesso às mensagens trocadas no aplicativo. Além disso, o WhatsApp disponibiliza a verificação em duas etapas.
Essa ferramenta auxilia o usuário a inserir um PIN, o que aumenta a segurança do app. Assim, periodicamente, o aplicativo vai solicitar essa senha antes de você conseguir acessá-lo. Se você trocar de aparelho, o PIN também será solicitado. O WhatsApp também vem melhorando os recursos de segurança, principalmente após denúncias de vulnerabilidade nos últimos anos.
Signal
O Signal foi criado em 2014 e é um aplicativo de mensagem nem tão popular assim. No entanto, ele é extremamente seguro. Entre seus principais recursos de segurança, podemos citar:
- Criptografia de ponta a ponta (apenas quem envia e quem recebe as mensagens conseguem vê-las). As mensagens de voz e chamadas por vídeo também contam com essa tecnologia;
- Código aberto: o código-fonte aberto permite auditorias de rotina, o que aperfeiçoa ainda mais a segurança;
- Opção para apagar mensagens automaticamente: você tem acesso a uma ferramenta que apaga suas mensagens de forma automática depois de um período de tempo;
- Inserção de senha: o Signal permite que você insira uma senha para bloqueá-lo, o que é mais uma camada de segurança.
Telegram
Desde 2013, o Telegram se tornou a segunda opção para quem usa aplicativos como o WhatsApp. Hoje, são mais de 200 milhões de usuários. O Telegram oferece a criptografia de ponta a ponta, mas ela precisa ser ativada. Ou seja, para ter acesso a esse recurso, você precisa usar o chamado “Chat secreto”.
Além disso, esse aplicativo oferece senha de bloqueio com quatro dígitos e a verificação em duas etapas, parecido com o WhatsApp. O código-fonte também é aberto, assim, qualquer pessoa pode verificar ele. Por fim, o Telegram realiza um evento onde desafia hackers e invadirem o aplicativo. Quem conseguir, recebe uma recompensa milionário. Isso claro, aumenta a responsabilidade do app no quesito segurança.
Apple iMessage
Ainda em relação aos apps oficiais, o Apple iMessage pode ser considerado o aplicativo de mensagens mais seguro para iOS. Isso porque ele foi desenvolvido especialmente para esse tipo de aparelho. No mais, o Apple iMessage oferece os mesmos recursos de segurança dos aplicativos citados antes. Isso inclui a destruição de mensagens de forma automática e criptografia de ponta a ponta.
Apps modificados são seguros?
Por fim, chegamos aos aplicativos de WhatsApp modificados. Eles consistem em “versões” dos apps originais. Na maioria das vezes, suas origens são desconhecidas e esse é o grande perigo ao usá-los.
Entre os aplicativos modificados mais famosos, podemos citar o WhatsApp GB. Ele, assim como os outros, não estão na loja oficial do Google e, por isso, precisam ser baixados de sites externos. Esse é outro problema, já que alguns sites podem conter arquivos prejudiciais ao aparelho.
O WhatsApp GB é uma versão não autorizada do WhatsApp. De forma geral, ele é seguro, porém, como já falamos, há riscos. Os dois principais riscos são:
- Origem desconhecida, sendo que o app não é verificado, ao contrário dos aplicativos das lojas oficiais;
- Sites externos e não oficias apresentam maior vulnerabilidade.
Diante disso, uma outra preocupação: usar os apps modificados fere os termos de uso do WhatsApp oficial. Assim, sua conta pode ser banida do aplicativo de mensagem.
Enfim, qual aplicativo de mensagens mais seguro?
O aplicativo de mensagens mais seguro ainda é o WhatsApp. Porém, apps como Signal e Telegram também podem ser usados tranquilamente. Os recursos de segurança aumentaram nos últimos anos, após casos de vulnerabilidade.
Hoje, isso é raro, justamente por conta de mais opções oferecidas aos usuários em termos de privacidade. Assim, você também precisa fazer a sua parte. No caso da verificação em duas etapas, é preciso ativar manualmente esse recurso.
Confira: